Não é moda, mas veio para ficar!
A animação de idosos em estruturas residenciais, têm elevado não só o nome das mesmas, como têm demonstrado os seus inúmeros benefícios nesta população.
A animação sociocultural é segundo a UNESCO e passo a citar “um conjunto de práticas sociais que têm como finalidade estimular a iniciativa, bem como a participação das comunidades no processo do seu próprio desenvolvimento e na dinâmica global da vida sociopolítica em que estão integrados”.
É um processo que visa a participação de forma consciente e que vise ir ao encontro das necessidades e potencialidades do público-alvo.
A sua metodologia refere ser um processo deliberado e constante destinado a estimular as pessoas e os grupos para que se auto desenvolvam, mobilizando todas as suas faculdades, no sentido da resolução dos seus problemas reais e coletivos, que desperte para a descoberta e desenvolvimento das potencialidades e capacidades de cada comunidade e finalmente que torne os grupos passivos ou espetadores a protagonistas, ativos e se possível auto-suficientes.
A reforma, a viuvez, a perda de faculdades físicas e cognitivas e outros acontecimentos no decorrer de longas vidas levam por vezes as pessoas a situações de maior dependência, fragilidade ou tendência para estados depressivos. É impensável nos dias de hoje que os locais que acolhem idosos sejam somente de cuidados de higiene, saúde e alimentação, se o que nos distingue dos outros animais é capacidade de socialização!
Por isso é imprescindível que se faça animação – que estes espaços proporcionem a constante inclusão do idoso na sociedade actual, a manutenção das suas capacidades, o respeito pelas suas memórias e a promoção da autonomia sempre que possível!
Para tal, não só o animador é essencial para planificar e implementar as actividades, como todos os intervenientes que estão directamente e diariamente com os idosos. O incentivo à participação, à autonomia e o reconhecimento da importância de cada ser como único e individual é um trabalho diário e continuo em que todos devem participar.
Texto de: Sara Pedroso, Animadora Sociocultural
Prestamos serviços nas áreas residencial, ocupacional, apoio domiciliário, terapêutica, reabilitação, formação e apoio à inclusão (+)
Prestamos um conjunto de cuidados personalizados ao domicílio a indivíduos e famílias, com vista à promoção da sua qualidade de vida diária (+)
Estrutura de apoio a idosos, promovendo a sua qualidade de vida com atividades que contribuam para o seu bem-estar físico, psíquico e social (+)
AFID Senior
Praça de São José
2610-170 Amadora, PORTUGAL
Telefone (+351) 210 962 170
Email: info@afidsenior.pt